A Secretária do Tesouro dos EUA Janet Yellen

A Secretária do Tesouro dos EUA Janet Yellen reconhece os benefícios potenciais do criptográfico

Janet Yellen, que foi recentemente nomeada pelo Presidente dos EUA Joe Biden para o cargo de Secretária do Tesouro, disse que é „importante considerar os benefícios das moedas criptográficas“, de acordo com seu testemunho escrito publicado hoje.

„Acho importante considerar os benefícios das moedas criptográficas e outros ativos digitais, e o potencial que eles têm para melhorar a eficiência do sistema financeiro“, disse ela, respondendo a uma Crypto Trader pergunta sobre potenciais ameaças e benefícios das moedas criptográficas.

Uma abordagem mais matizada

Como informou a CryptoSlate, Yellen traçou um paralelo direto entre a atividade ilícita e as moedas criptográficas durante a audiência da Comissão de Finanças do Senado dos EUA no início desta semana, levantando algumas preocupações em relação a sua posição geral em relação aos ativos digitais.

No entanto, o testemunho escrito de Yellen deixou muito mais espaço para nuances, revelando uma abordagem um pouco mais equilibrada.

„Acho que precisamos analisar atentamente como incentivar seu uso para atividades legítimas enquanto restringem seu uso para atividades malignas e ilegais“. Se confirmado, pretendo trabalhar de perto com o Conselho do Federal Reserve e os outros bancos federais e reguladores de títulos sobre como implementar uma estrutura regulatória eficaz para estas e outras inovações da fintech“, explicou ela.

Respectivas agências deveriam continuar a combater

Simultaneamente, Yellen não omitiu o fato de que as moedas criptográficas poderiam ser usadas para fins obscuros, enfatizando que as respectivas agências deveriam continuar a combater todas as formas de atividades financeiras ilegais – inclusive as relacionadas à criptografia.

„Ao mesmo tempo, sabemos que elas podem ser usadas para financiar o terrorismo, facilitar a lavagem de dinheiro e apoiar atividades malignas que ameaçam os interesses de segurança nacional dos EUA e a integridade dos sistemas financeiros dos EUA e internacionais“, acrescentou ela.

Isto é especialmente importante para a indústria de criptografia porque, como Secretário do Tesouro dos EUA, Yellen também supervisionaria a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), um bureau que visa combater o financiamento do terrorismo e a lavagem de dinheiro.

Recentemente, o FinCEN fez algumas manchetes ao propor várias novas regulamentações de carteira criptográfica que muitos defensores da privacidade e especialistas em criptografia consideraram onerosas e apressadas. Entretanto, a administração Biden deu à indústria de criptografia algum espaço de manobra ontem, colocando todas as regras regulatórias „novas ou pendentes“ em espera.